Ensinamentos Meishu-sama

SEJA UM BOM OUVINTE


“Não subestime as pessoas, quando lhes falam", disse um antigo filósofo chinês. Ele queria dizer que devemos ouvir com a mente aberta e não subestimar as ideias de uma pessoa antes de sabermos o Que ela tem a dizer; que não devemos julgar pelas aparências.  As vezes, podemos aprender algo valioso com um operário analfabeto ou com um simples camponês. Frequentemente, ouvimos uma criancinha proferir uma verdade maravilhosa ou exprimir uma idéia original. Bérgson, em seu livro "Intuição", diz que as crianças são altamente intuitivas e que, muitas vezes, vão diretamente ao âmago da questão. Nas discussões entre mãe e filho, a verdade frequentemente está do lado da criança. Constitui para mim um dever ouvir as pessoas que trabalham sob minha direção e permitir, tanto quanto possível, que sigam os seus impulsos. Mesmo quando insistem num projeto absurdo, procuro aceitá-lo até certo ponto. Somente quando sinto que atitudes errôneas estão prejudicando a situação, é que me mostro inexorável.

Há pessoas que receiam perder sua dignidade ou seu prestígio ouvindo os seus subordinados. Isso é um erro. Mesmo quando alguém diz algo que pensamos ser inverídico, não convém rejeitá-lo imediatamente e insistir no nosso próprio ponto de vista, ou censurá-lo. Embora sabendo que a pessoa está mentindo, aparente não se perturbar. Isso é permitido, desde que sejamos sinceros e verdadeiros em nosso coração.

Às vezes, surge um vendedor de objetos de arte com imitação, esperando induzir-me a comprá-la. Ouvindo-o, logo encontro algo de útil e relevante em meio a suas obras falsificadas.

CEDA PARA CONQUISTAR

"seja flexível para conquistar" é uma regra de ouro. Pode ser difícil praticá-la, mas devemos treinar a nossa índole e educar nossa mente nesse sentido. Em alguns casos, é preferível aparentar ignorância ou mesmo perder uma discussão. Qualquer possível humilhação ficará gravada apenas na mente e por um período temporário. Com o  passar do tempo, a outra pessoa pode começar a compreender a verdadeira situação e mudar de atitude. pode pensar: "Eis uma pessoa sincera", começar a acreditar em você e até mesmo a admirá-lo. Tendo aparentemente  vencido uma discussão, o seu adversário se torna inseguro por não fazer idéia do que você tem em mente. Assim, o derrotado se torna o vencedor e é por isso que, às vezes, é preferível deixar que os outros persistam em suas idéias. tentar impor as nossas opiniões é uma psicologia inábil. Ainda que estejamos certos, não devemos desnecessariamente insistir em argumentos a nosso favor.  Aprendendo a ceder em determinadas circunstancias, acabaremos vencendo, porque nos ativemos ao que é justo e verdadeiro. Algumas vezes, quando as pessoas se dedicam a algo importante, pensam que isto requer esforço, resistência e concentração. No entanto, quando opomos resistência, o nosso poder interno se restringe ao passo que, quando assumimos uma postura descontraída, ele circula livremente...

...os grandes generais sabem como e quando retirar-se de uma batalha. Permanecer correndo risco desnecessário e uma tática errônea e não constitui verdadeira coragem. O Que importa é o resultado final. Muitas pessoas obtém resultados contrários a sua expectativa, porque o caminho do mundo e geralmente muito diferente do caminho da verdade.

O HOMEM DEPENDE DE SEU PENSAMENTO

É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus, e o queixoso relaciona-se com Satanás. Assim, quem vive agradecendo, torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade.
     A frase "Alegrem-se que virão coisas alegres", expressa uma grande verdade.


Fonte: Alicerce do Paraíso - 13ª Edição
Página: 388

Nenhum comentário:

Postar um comentário